Como se tornar titular de cartório?

No quadro Registro Fácil desta semana na Rádio Nova Era FM (97.50), Rogaciano Antunes explicou como se tornar titular de cartório.

Segundo Rogaciano, antes da Constituição de 1988, já existia o concurso de cartório, mas quando vagava um cartório por morte ou aposentadoria do titular, era nomeado pelo tribunal de justiça um tabelião para continuar a função. Nessa época, como demorava muito para se fazer concurso, às vezes o quem assumia, às vezes falecia o aposentava e acabava um filho que era funcionário um parente que era funcionário de cartório acabava assumindo como substituto.

A partir da Constituição de 1988, o ingresso na atividade notarial e de registro passou a depender de concurso público, provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga sem abertura de concurso de provimento ou de remoção por mais de seis meses.

Para se tornar titular de cartório, é necessário ser bacharel em direito e ter mais de 10 anos como escrevente em cartório. O concurso é feito para todos os cartórios vagos e o critério de escolha é a melhor nota.

Ouça a participação completa:

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.