O comediante Khaby Lame tornou-se o rei do TikTok, sem pronunciar uma palavra.
Com mais de 142,9 milhões de seguidores, Lame destronou a dançarina e criadora de conteúdo adolescente Charli d’Amelio e virou a pessoa com mais audiência na plataforma.
Lame, de 22 anos, nasceu no Senegal e vive atualmente na Itália. Ele cria vídeos onde reage sem palavras a truques absurdos, acumulando milhões de visitas e curtidas com cada publicação.
Nas últimas semanas, seus admiradores fizeram um esforço nas redes sociais para superar D’Amelio no TikTok. No Instagram, Lame tem 78,3 milhões de seguidores, contra os 48,8 milhões de D’Amelio.
O criador começou a publicar vídeos depois de perder um emprego como trabalhador de fábrica na Itália, nos primeiros dias da pandemia da Covid-19 em 2020.
Ele passava seus dias trancado na casa dos pais, na cidade italiana de Chivasso, em busca de trabalho. Um dia, baixou o TikTok e começou a brincar com o aplicativo em seu quarto, publicando vídeos de si mesmo sob o nome de Khaby Lame.
A princípio, como muitos “tiktokers”, produzia vídeos dançando, jogando videogames, ou fazendo acrobacias cômicas.
No início de 2021, ele começou a zombar de vídeos de truques inundando as plataformas de mídia social, reagindo a eles com um encolher de ombros sem palavras ou um olhar exasperado.
“A ideia apareceu porque eu estava vendo esses vídeos circulando, e gostei da ideia de dar-lhes um pouco de simplicidade”, disse Lame à CNN, no final do ano passado. “Pensei em uma maneira de chegar a uma quantidade maior de pessoas, e a melhor forma era não falando”.
Além dos vídeos de dicas, Lame também publica pequenas paródias protagonizadas por suas reações expressivas, mas sem palavras.
Suas reações personificam a expressão “balançando a cabeça”, em formas abreviadas da internet. Depois de seu enfoque de sentido comum para a tarefa, Lame estende os braços com as palmas das mãos para cima, como quem mostra o óbvio.
Essas reações silenciosas, porém expressivas, o catapultaram para a posição de um dos criadores digitais mais reconhecidos das redes sociais.
“Não precisa falar nada para que te vejam ou te entendam”, disse Christina Ferraz à CNN, fundadora das agências de relações públicas Thirty6five, com sede em Houston. “Sua exasperação é identificável e seus sentimentos são universais”.
O humor inexpressivo de Lame atraiu admiradores de todo o mundo, que o enviam regularmente vídeos de pessoas que realizam tarefas simples de formas complicadas.
Suas expressões faciais estoicas também se converteram em estrelas dos memes, com seu rosto publicado em vídeos de reações nas redes sociais.
Lame não respondeu imediatamente a um pedido da CNN para comentar seu novo reinado no TikTok, mas disse ano passado que não publica os vídeos para ganhar fama.
“Não me importa se sou o primeiro, o segundo, ou o quarto mais popular do TikTok. Comecei a fazer vídeos porque queria fazer as pessoas rirem em um período de isolamento”, afirmou. “E sigo fazendo os vídeos com os mesmos ideais. Estou feliz pelo sucesso, mas não é o principal”.
Lame disse que um de seus objetivos é trabalhar com seu astro do cinema preferido, Will Smith.
CNN