Desde que iniciou o beneficiamento de sementes, na década de 1970, a Cocari tem aprimorado a qualidade das sementes, trazendo soluções para os cooperados e clientes. Na última sexta-feira (01/12), a Cocari reuniu os cooperados que atuam na produção de sementes para premiar aqueles que alcançaram os melhores resultados em qualidade, nas categorias vigor e parceria, critérios que a cooperativa almeja e busca constantemente.
“Queremos agradecer a todos os produtores de sementes, que cooperam para que a Cocari tenha um produto de altíssima qualidade”, disse o presidente da Cocari, Marcos Trintinalha, na abertura do evento.
Ele destacou que a Cocari prima muito pela qualidade. “Prova disso foi o empenho na conquista da ISO, além de outras certificações que temos na UBS, para que possamos entregar aos nossos clientes e associados, a melhor semente, que dá início ao processo produtivo. Ter essa qualidade, com certeza já parte do caminho para que tenhamos boa produtividade”, acrescentou.
O presidente reforçou que o papel da UBS é manter o trabalho que os produtores realizam no campo. “Não tem como melhorar as sementes que vocês produziram no campo”, disse aos cooperados. “Dessa forma, grande parte do trabalho são vocês que fazem, com apoio do nosso corpo técnico, que dá toda a assistência para que vocês consigam colher frutos de altíssima qualidade”, enfatizou.
Produtor é o elo principal
O superintendente de Logística Integrada da Cocari, Jacy Cesar Fermino da Rocha, falou sobre a importância do reconhecimento aos produtores de sementes.
“Nossos associados são muito importantes no processo produtivo das sementes. A Cocari almeja qualidade e vigor nas suas sementes e o elo principal para isso são os associados. Este é o momento de reconhecimento dos melhores resultados que obtivemos em campo, portanto, obrigado a você cooperante que tem trabalhado, tem se especializado, buscado novas tecnologias para a produção da semente que a Cocari almeja em termos de qualidade. Nossos sinceros agradecimentos a vocês”, enfatizou.
Trabalho em conjunto
O produtor que obteve o melhor resultado na categoria Vigor foi Edson Silmann Almagro, de Faxinal, que ficou surpreso com o destaque. “Foi uma produção muito boa, fiquei surpreso por ter ganhado em primeiro lugar, foi um trabalho em conjunto com a equipe da Cocari, que tem dado um suporte muito bom para que possamos chegar a esse nível”, destacou.
Segundo ele, o prêmio aumenta a responsabilidade. “É muito bom saber que estamos produzindo sementes de qualidade, que vão ser tratadas em vários lugares, e o prêmio aumenta a responsabilidade, temos que manter o nível, continuar o trabalho, para que nos próximos anos possamos continuar produzindo sementes de qualidade”, acrescentou.
Dever cumprido
Alisson Antonio Scatolin, de Ortigueira, foi premiado na categoria Parceria. “A sensação é de dever cumprido nesse trabalho junto à cooperativa e aos agrônomos que sempre estão nos ajudando. Depois que começamos a trabalhar com a cooperativa, a produzir com as sementes Cocari, melhorou muito a situação da lavoura”, reconheceu.
O produtor comentou trabalha com lavoura desde os sete anos de idade, sendo que está mais atuante com a cooperativa nos últimos quatro anos e observa que a Cocari vem fazendo um trabalho muito bom, trazendo a cada dia mais tecnologia para os produtores de sementes. “Precisamos muito de tecnologia, de um bom departamento técnico, e isso a cooperativa entrega para nós. Além do trabalho do pessoal da sementeira, que faz o diferencial, uma semente com muita qualidade. A semente Cocari dá o diferencial em germinação, vigor e produtividade. Tudo começa na semente. Um bom plantio vai resultar em boa colheita. Isso sem contar a remuneração”, concluiu.