Mensagens Personalizadas

Cidade em MG registra a maior temperatura da história no Brasil, diz Inmet

Araçuaí (MG) alcançou uma marca histórica de calor, registrando a temperatura mais alta já medida no Brasil, conforme relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Localizado a 678 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, o município de 34.297 habitantes atingiu a impressionante marca de 44,8°C no domingo (19).

O recorde anterior datava de 21 de novembro de 2005, quando Bom Jesus (PI), situada a 632 km ao Sul de Teresina, registrou 44,7°C.

Um aquecimento pré-frontal contribuiu para intensificar o calor no Nordeste de Minas Gerais, elevando as temperaturas a níveis excepcionais. A oitava onda de calor que afetava o Brasil foi encerrada no fim de semana, após estar em vigor desde 8 de novembro, provocando altas temperaturas em todo o interior do país.

A previsão do tempo para a semana indica uma redução nas temperaturas em relação ao calor intenso que assolou o Brasil, com a chegada de chuvas nos próximos dias. Na segunda-feira (20), espera-se chuvas intensas em todo o Centro-Sul.

No entanto, ao longo da semana, os termômetros indicarão uma nova elevação nas capitais de todo o país. Segundo o Climatempo, a maioria de Minas Gerais, que experimentou um domingo escaldante, deve se juntar aos demais estados do Sudeste e partes do Centro-Oeste, com queda de temperatura, tempestades isoladas e possíveis rajadas de vento. As máximas deverão ficar abaixo dos 30°C no início da semana.

No Sul do país, a previsão é de tempo firme nas regiões do interior gaúcho e catarinense após dias de chuva e enchentes. Contudo, uma virada no tempo está prevista para a terça-feira (21), com ventos vindos da Argentina levando nuvens carregadas ao Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, onde o alerta é maior.

O MetSul destaca acumulados de chuva significativos nas regiões serranas gaúcha e catarinense, assim como no Norte de Santa Catarina. No Sudeste e parte do Centro-Oeste, chuvas intensas e ventos fortes serão observados nos primeiros dias da semana, com possibilidade de chuva de granizo e ventos de até 100 km/h em algumas áreas.

No Norte e Nordeste, chuvas esporádicas podem ocorrer devido ao calor e umidade. Apesar da frente fria no centro do país, a expectativa é que não seja suficiente para reduzir as altas temperaturas. O Inmet prevê que o calor persistirá no início da semana, especialmente na região da Amazônia e no interior nordestino, com estabilidade nas cidades do litoral nordestino, onde as temperaturas se manterão pouco acima de 30°C.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações