Uma operação conjunta, realizada na tarde de terça-feira (30), resultou na apreensão de 1.017 quilos de maconha em uma propriedade rural às margens da BR-376, em Califórnia. A ação foi deflagrada pela Agência Local de Inteligência do 10º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Apucarana, e pela Delegacia de Polícia Civil de Marilândia do Sul.
As investigações miravam uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Segundo as autoridades, o principal suspeito, um homem de 42 anos, havia sido preso um dia antes na cidade de Formiga (MG), também por tráfico.
Com base em informações de que ele mantinha uma chácara em Califórnia, as equipes foram até o local. Ninguém foi encontrado na residência, mas os policiais localizaram uma embalagem com forte odor da droga. Em um anexo da casa, diversos pacotes de maconha foram descobertos.
A equipe do Canil foi acionada para dar apoio e, durante as buscas, encontrou documentos que ligam o investigado ao imóvel, como a identidade de seu pai, de 71 anos, e um contrato de arrendamento em seu nome. Todo o entorpecente foi encaminhado para a Delegacia de Apucarana para a pesagem oficial.
Paralelamente, em Mauá da Serra, policiais localizaram um caminhão com reboque que pertenceria à mesma organização criminosa. O veículo estava sendo conduzido por dois homens, que afirmaram que o levariam para ser vendido em Londrina.