Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22), Ivaiporã recebe o 9º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí. O evento será na quarta-feira (24), promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no câmpus regional, em parceria com a Prefeitura, Fundação Beneficente de Ivaiporã (FBI), Itaipu Binacional e Secretaria de Estado do Esporte.
Tradicional na cidade, o evento deve reunir mais de 900 atletas de 48 instituições de ensino e entidades de 44 municípios paranaenses. O objetivo é celebrar a inclusão e a acessibilidade por meio do esporte paralímpico, reunindo instituições e atletas de diversas cidades do Paraná. A abertura está marcada para as 8h30, no Estádio Manoel Fernandes Silva – Complexo Esportivo Sapecadão.
Os atletas vão participar de provas de atletismo, em diferentes categorias, divididas pelo grau de deficiência e a idade, além das modalidades de bocha e tênis de mesa.
O Festival foi idealizado pelo professor Ricardo Carminato e teve a 1ª edição em 2014, com aproximadamente 100 pessoas. Desde então, se consolidou com o apoio de parceiros e patrocinadores.
Coordenador do evento, Carminato ressalta o volume de atletas e a diversidade de municípios participantes. “Nossa expectativa é fantástica. Teremos um número recorde de municípios. O diferencial do festival é a organização pensada para pessoas com deficiência, que muitas vezes têm níveis de comprometimento que impediriam sua participação em outras competições. O evento transcendeu o Vale do Ivaí e agora reúne atletas de várias regiões”, destaca.
Atualmente, o Festival é organizado por acadêmicos e professores do curso de graduação em Educação Física da UEM de Ivaiporã. Os bastidores do evento mobilizam cerca de 100 integrantes, entre professores, servidores e estudantes. Além de Carminato, os docentes Vitor Hugo Ramos Machado, Ewerton Marques e Andréia Paula Basei fazem parte da comissão organizadora.
NOVIDADES – A bocha adaptada foi incluída na edição deste ano do Festival. A modalidade é voltada a pessoas com paralisia cerebral e cadeirantes. Todas as provas serão realizadas em espaços acessíveis, com alimentação e suporte garantidos por acadêmicos e voluntários.
Outro destaque é a participação de delegações de sete das dez regiões do Paraná, incluindo a estreia de atletas de Alvorada do Sul, Foz do Jordão, Candói, Piraquara, Irati e General Carneiro — cidades localizadas a mais de 400 km de Ivaiporã. De acordo com a organização, a expectativa é envolver 1,4 mil pessoas, entre atletas, professores, motoristas, acompanhantes, servidores e acadêmicos.
Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site festivalparalimpicodmo.com.br ou no Instagram @festivalparalimpico_dmo.
Programação:
7h às 8h30min – Café da manhã
8h30 – Cerimônia de abertura
09h – Início das provas de atletismo e tênis de mesa
11h30 às 13h – Almoço
13h30 – Continuação das provas
15h30 – Cerimônia de premiação e encerramento – todos os participantes receberão medalhas, brindes e um kit lanche