Caminhão Fumacê reforça combate à dengue em Ivaiporã

A partir de segunda-feira (22), a Prefeitura de Ivaiporã vai reforçar suas ações no enfrentamento à dengue com o serviço do caminhão Fumacê. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade, que enfrenta uma situação epidemiológica, busca conter o avanço do mosquito Aedes aegypti.

A secretária de Saúde, Cristiane Pantaleão, reforça que a eficácia do Fumacê é limitada se a população não colaborar. Ela destaca a importância de eliminar focos de água parada, salientando que mais de 90% das larvas identificadas na cidade estão dentro dos quintais das residências.

Além da aplicação do inseticida, diversas medidas já vêm sendo realizadas por meio do programa “Ivaiporã Cidade Limpa”. A fiscalização e vistorias nos quintais também foram intensificadas, com mais de 400 notificações e multas já emitidas em domicílios e terrenos baldios.

“A dengue é um problema de saúde coletivo, e a união da comunidade é fundamental para conter a propagação da doença e garantir a saúde de todos”, ressalta Cristiane Pantaleão.

A população de Ivaiporã pode colaborar com o combate à dengue de diversas maneiras, como:

  • Eliminando todos os focos de água parada, como em garrafas, copos, pneus, vasilhas de plantas, calhas, ralos, e outros objetos que possam acumular água.
  • Mantendo as caixas d’água e cisternas bem fechadas.
  • Limpando as calhas e ralos regularmente.
  • Reciclando os pneus e evitando guardá-los em locais abertos.
  • Protegendo os bebedouros de animais.

Ao eliminar os focos de água parada, a população ajuda a prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Não é permitida a reprodução deste conteúdo.