A Polícia Militar Ambiental de Apucarana informou, neste sábado (24 de maio), a autuação de um homem por crime ambiental em uma propriedade no município de Califórnia. A infração ocorreu no dia 12 de maio, após denúncia anônima feita pelo Disque Denúncia 181, que relatava o corte de árvores e danos à mata ciliar.
Durante a fiscalização, os policiais constataram a construção de um acesso sobre um curso hídrico, caracterizando dano em Área de Preservação Permanente (APP). O responsável admitiu ter realizado a intervenção para viabilizar a passagem até o local onde pretende construir uma residência, mas confessou não possuir autorização ambiental.
Diante da irregularidade, ele foi notificado a comparecer ao 3º Pelotão da Polícia Ambiental, onde recebeu um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 10 mil e teve a obra embargada.
Na esfera criminal, foi elaborada uma notícia crime que será encaminhada ao Ministério Público da Comarca de Marilândia do Sul, além do envio do Boletim de Ocorrência à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.
A ação foi realizada pelos cabos Lioti e Rolim.