O INSS regulamentou, na segunda-feira (23), o atendimento à distância para o auxílio-doença. A medida, que já estava sendo feita de forma informal, tem como objetivo agilizar o processo de concessão do benefício.
Para solicitar o auxílio-doença a distância, o trabalhador deve apresentar um atestado médico contendo as informações sobre a doença ou acidente que o impossibilita de trabalhar. O atestado deve ser legível e conter o nome completo do requerente, a data do início do repouso, o prazo de encerramento e a assinatura do médico.
Após o envio do atestado, o INSS analisará o caso e emitirá uma decisão em até 30 dias. Se o benefício for concedido, o trabalhador receberá o primeiro pagamento em até 30 dias após a data da decisão.
O atendimento à distância é uma medida importante para os trabalhadores que precisam do auxílio-doença para se manterem. Com a medida, o trabalhador não precisa se deslocar até uma agência do INSS para fazer a perícia médica, o que pode economizar tempo e dinheiro.