Mensagens Personalizadas

Aumenta para 54 mil o número de afetados pelas chuvas no Paraná

Pelo menos 72 municípios do estado do Paraná enfrentaram as consequências dos temporais, vendavais e chuvas de granizo que assolaram a região desde o dia 3 de outubro, conforme informou o último relatório da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira (13).

Na cidade de União da Vitória, situada no sul do estado, o nível do Rio Iguaçu ultrapassou a marca de sete metros, resultando no impacto em pelo menos 3.200 residências. As autoridades preveem que, até o sábado (14), o Rio Iguaçu, que corta a cidade, atingirá o patamar de oito metros, afetando até cinco mil residências.

Porto Amazonas, nos Campos Gerais, foi outra localidade severamente afetada pelos alagamentos, tendo decretado situação de emergência na quinta-feira (12). Segundo a prefeitura, o Rio Iguaçu, que também atravessa o município, atingiu a marca de 7,17 metros, muito acima de seu nível normal, que é de pouco mais de um metro e meio.

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, o número de pessoas impactadas pelos eventos climáticos no Paraná chegou a 54.420. Dentre essas, mais de sete mil estão desabrigadas ou desalojadas, de acordo com os registros da Defesa Civil:

  • 798 pessoas continuam desabrigadas (tiveram que deixar suas casas devido ao desastre e necessitam de abrigo público);
  • 6.884 pessoas permanecem desalojadas (foram obrigadas a abandonar suas casas devido ao desastre, mas encontraram refúgio na casa de parentes ou amigos).

Ainda como resultado das intensas chuvas, conforme relato da Defesa Civil, uma triste fatalidade foi registrada: uma criança perdeu a vida na cidade de Irati.