A atuação integrada das forças de segurança tem intensificado o combate aos furtos no município, com a identificação de suspeitos, a prisão de autores e a recuperação de bens. Em apenas dez dias, diversos indivíduos foram detidos, muitos deles reincidentes nesse tipo de crime. As ações são resultado do trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar e a Polícia Civil.
O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância da integração entre as instituições. “A troca constante de informações e o uso de imagens de câmeras de monitoramento têm sido fundamentais para as prisões. Essa integração resulta em ações rápidas e eficientes, aliada à intensificação do patrulhamento e das operações, especialmente neste período de maior movimento no comércio”, salientou.
O secretário municipal de Segurança, major Vilson Laurentino da Silva, afirmou que várias prisões envolvem criminosos reincidentes, muitos já conhecidos das forças de segurança. “Com o comércio funcionando em horário estendido, ampliamos o patrulhamento noturno e de madrugada. A operação especial de final de ano reforça a presença policial em áreas comerciais e em pontos estratégicos da cidade”, reiterou.
Entre as ocorrências recentes, o secretário destacou a prisão realizada pela Guarda Civil Municipal na madrugada da última sexta-feira, após o arrombamento de uma loja de calçados na Avenida Curitiba. “A equipe da GCM realizava patrulhamento quando constatou que um homem havia sido contido por vigilantes de uma empresa de segurança. Durante a abordagem, os agentes localizaram com o suspeito um saco contendo os objetos furtados. A autoria foi confirmada após a análise das imagens do sistema de monitoramento”, relatou.
Outro caso citado foi a recuperação de um veículo furtado no Jardim Ponta Grossa. “Durante patrulhamento na região central, a GCM identificou o carro, realizou a abordagem e confirmou o registro de furto, encaminhando dois homens e uma mulher que estavam no veículo à 17ª Subdivisão Policial”, afirmou Vilson.
O secretário também mencionou uma ocorrência registrada na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, que resultou na prisão de um suspeito pela Polícia Militar. “Após a análise das imagens, os policiais constataram que o autor entrou pelo telhado do estabelecimento”, disse, acrescentando que foram furtados notebook, caixa de som, celular e dinheiro.
Já a Polícia Civil prendeu recentemente um indivíduo apontado como responsável por uma série de furtos que vinha atingindo o comércio da região central. “A investigação apurou que se trata de um reincidente em crimes contra o patrimônio, autor de diversos arrombamentos e furtos a estabelecimentos comerciais do centro de Apucarana”, completou o secretário municipal de Segurança.


