Uma jovem com deficiência intelectual foi deixada pela própria mãe no Hospital HONPAR II, em Arapongas, na manhã desta quarta-feira (2), por volta das 10h10.
Segundo a Polícia Militar, que foi acionada para atender a ocorrência, a paciente identificada como Laura já havia dado entrada no hospital com ferimentos causados por agressão e abuso no último domingo (30). A situação foi registrada anteriormente em boletins de ocorrência e documentos médicos, inclusive na UPA 24h e em um encaminhamento para um hospital de Jandaia do Sul.
No entanto, conforme registrado pela PM, esse hospital teria se recusado a receber a paciente devido à sua condição de deficiência intelectual, o que a fez retornar ao HONPAR II.
Durante o atendimento, a assistente social do hospital relatou que foi informada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de que a mãe da jovem teria sofrido ameaças do companheiro no dia 31 de março, o que teria motivado sua decisão de deixar a filha sob os cuidados do hospital.
Com a constatação do abandono, a equipe da PM registrou boletim com a natureza de abandono de pessoa com deficiência em unidade hospitalar, para que o caso seja apurado pela rede de proteção e pelas autoridades competentes.