Na última sexta-feira (12) na Rua João Matiuzzi, Parque Bela Vista, Apucarana, uma equipe da Polícia Militar durante uma Ordem de Serviço da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) realizou uma abordagem em um bar.
Durante o procedimento, um homem foi questionado se ele possuía algo ilícito, momento em que informou que havia uma arma de fogo no porta-luvas de seu veículo. Após busca pessoal não ter encontrado nada ilícito, foi realizada uma revista veicular onde foi localizada uma pistola calibre 22, contendo seis munições intactas.
O indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido no banco traseiro da viatura policial, utilizando algemas para segurança da equipe. Questionado sobre a origem da arma de fogo, o indivíduo relatou que estava sofrendo ameaças e foi até o Paraguai, onde comprou a arma por R$2.000,00. O veículo do indivíduo, um Corsa prata, foi liberado para um amigo do autor.
Ainda na sexta-feira, às 23h05, a Polícia Militar, em ação conjunta com forças de segurança e fiscalização municipais, realizou uma abordagem no Conjunto Habitacional Fariz Gebrim, em Apucarana. Durante a Operação AIFU, diversas pessoas foram submetidas a busca pessoal e consulta nos sistemas de Polícia.
Nenhuma pendência judicial vigente foi encontrada entre os ocupantes. No entanto, na revista a um GM Astra, foi localizada uma réplica de arma de fogo (Air Soft) do tipo Revólver, sem a ponta laranja indicativa de uso de airsoft, contendo seis munições. Também foi encontrada uma touca balaclava preta.
O responsável pelo veículo, que possui passagens por roubo, furto qualificado e homicídio, foi encaminhado à 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana para prestar esclarecimentos pela posse de instrumento usual de furto.