Na manhã desta sexta-feira (6), o padre Valdecir Ferreira, direto de Apucarana, concedeu entrevista à Rádio Nova Era FM (97.5). Durante a conversa ao vivo, o sacerdote convidou toda a comunidade regional para participar da 7ª Romaria Diocesana, que será realizada neste domingo (8), em Apucarana.
A edição deste ano traz uma novidade significativa no formato. Diferente dos anos anteriores, o evento acontecerá no período noturno. Segundo o padre Valdecir, a mudança visa evitar o desgaste provocado pelo forte calor registrado em edições passadas e, principalmente, alinhar a celebração ao estilo das procissões realizadas no Santuário de Lourdes, na França, com o uso de velas.
Programação e Trajeto
A concentração dos fiéis está marcada para as 17h00 em frente à Paróquia Cristo Profeta, próxima ao Ginásio Lagoão e à Prefeitura. A procissão terá início às 18h00, seguindo em caminhada luminosa até a Praça da Catedral Basílica. Durante o trajeto, haverá a reza do terço e ritos de aspersão.
A chegada na Catedral será marcada por uma missa campal presidida pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira. Após a celebração, haverá um momento solene com o andor de Nossa Senhora e o acendimento das velas, conectando espiritualmente os fiéis de Apucarana ao santuário francês.
Estrutura e Expectativa de Público
A organização espera um público superior a 20 mil pessoas. Estão confirmados mais de 70 ônibus de caravanas vindas de diversas cidades da região, incluindo Borrazópolis, Cruzmaltina e municípios do Vale do Ivaí. Para acomodar os romeiros, foram alugadas mais de 15 mil cadeiras, distribuídas na praça.
O evento conta com o apoio de aproximadamente 3 mil voluntários trabalhando na acolhida, distribuição de água e serviços médicos. A parte litúrgica terá o suporte de um coral com 500 vozes e orquestra, que executará arranjos e melodias tradicionais de Lourdes.
Catedral Basílica
O padre Valdecir destacou a importância da recente elevação da Catedral ao título de Basílica Menor, a terceira do estado e diretamente ligada ao Vaticano. “Nós não temos condição nesse momento de ir a Lourdes na França, mas nós temos condição de vir à Basílica de Nossa Senhora de Lourdes. Então nós cumpriremos o pedido de Nossa Senhora: venham a este lugar em procissão”, ressaltou o sacerdote.


