A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou a realização de uma série de melhorias em 55 ferrovias que passam pela área urbana de sete cidades do norte do Paraná. Entre as ações indicadas estão substituição de sinalizações, podas de árvores e melhoria da iluminação.
As mudanças devem ser feitas pela concessionária do trecho, a Rumo Malha Sul, em parceria com as prefeituras.
A vistoria da ANTT foi realizada em outubro, após uma primeira fiscalização realizada em fevereiro. Na ocasião, foram identificados os seguintes problemas:
- Cambé: melhorar iluminação noturna, poda de árvore, implantar sinalização ferroviária vertical na Rua Carlos Sawade;
- Arapongas: substituir sinalização ferroviária vertical, manutenção de trilhos soltos, recomposição da calçada, repintura da sinalização rodoviária horizontal;
- Apucarana: implantar sinalização, melhorar drenagem rodoviária e realizar poda de árvore;
- Jandaia do Sul: substituição e repintura de sinalização, regularização do pavimento asfáltico;
- Mandaguari: implantar sinalização horizontal, melhorar iluminação noturna, poda de árvores;
- Sarandi: regularização do pavimento asfáltico, melhorar drenagem rodoviária, melhorar iluminação noturna;
- Maringá: melhorar a sinalização ferroviária vertical no trecho próximo ao Posto Rob.
Em relação à fiscalização anterior, feita em fevereiro, a ANTT informou que a concessionária roçou o mato em todas as ferrovias, mas que cumpriu parcialmente as determinações.
Concessionária diz que investe em segurança de ferrovias
Em nota, a Rumo Malha Sul disse acreditar que a segurança no trânsito “é uma responsabilidade compartilhada, cabendo ao cidadão cumprir regras e andar em velocidades compatíveis com o local”.
A concessionária citou ter parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) sobre orientações do funcionamento da ferrovia, sinalização e prevenção de acidentes nos cursos de formação e reciclagem de condutores.
A Rumo informou que iniciou, em 2021, a instalação de 24 protótipos de sensores nas proximidades das ferrovias que cortam a zona urbana dos municípios fiscalizados.
O equipamento capta sinais da aproximação do trem e aciona a sinalização do semáforo na cor vermelha para alertar o motorista sobre a necessidade de parar.
De acordo com a Rumo, a implantação dos sensores deve ser finalizada ainda em 2023.
Rumo notifica prefeituras
No relatório de vistoria, a ANTT indicou que a Rumo Malha Sul deveria “promover o entendimento com as prefeituras municipais, com vistas à solução conjunta das pendências”.
Em ofícios enviados no começo de novembro, a empresa notificou as prefeituras das cidades fiscalizadas para “implantação, manutenção e operação do sistema de sinalização e dos dispositivos de controle viário”.