Um balanço apresentado nesta quinta-feira (9) pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana aponta que a intensificação do patrulhamento preventivo resultou em 2.159 atendimentos entre abril e setembro deste ano. O principal resultado, segundo o relatório, foi a queda significativa no número de ocorrências, que caíram de 509 em abril para 243 em setembro.
Segundo o prefeito Rodolfo Mota, o aumento do efetivo e o armamento da corporação permitiram ampliar a cobertura da cidade, com patrulhamento 24 horas no centro e nos bairros. “O combate ao crime começa com a prevenção. Por isso, nossa GCM tem atuado firme no monitoramento de ações suspeitas, estando cada dia mais próxima da população”, afirmou Mota.
O relatório detalha as principais ações do semestre: 587 abordagens a pessoas, 240 autos de infração de trânsito e 229 apoios a outros órgãos, como Polícia Militar, Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros. Também foram registradas 86 ocorrências de perturbação do sossego e 33 acidentes de trânsito.
No combate direto à criminalidade, a GCM encaminhou 14 pessoas à delegacia por tráfico de drogas e prendeu outras oito que estavam com mandados de prisão em aberto, incluindo foragidos condenados por crimes graves como homicídio. Somente em setembro, as equipes recuperaram dois veículos furtados e apreenderam uma arma de fogo e um simulacro.
O comandante da GCM, Fábio de Souza, destacou a diversidade das atuações, que incluem casos da Lei Maria da Penha e crimes ambientais. “Essa presença constante nas ruas amplia a sensação de segurança e garante resposta mais rápida às demandas da comunidade”, explicou.
Um dos focos da GCM tem sido a abordagem preventiva a pessoas em situação de rua, o que, segundo o comando, tem coibido pequenos furtos e resultado na apreensão de armas brancas. O GCM Vinícius Teresam, um dos responsáveis pelo balanço, explicou que a corporação agora utiliza um setor de estatísticas para mapear áreas sensíveis. “É uma estratégia que tem se revertido positivamente, contribuindo para a identificação de criminosos”, detalhou.