Mensagens Personalizadas

Acadêmicos de Medicina da Fatec Ivaiporã têm artigo publicado em revista científica internacional

Os acadêmicos do 4º período do curso de Medicina da Fatec Ivaiporã, Alexandre Martins Daubermann, Maria Eduarda Mascarenhas de Oliveira Bortolasci, Aline Cristiane de Lima Werner, Paola Costa, Heitor Kubiak Ramos, Sueli Adriana Ferreira Teixeira Artmann e Thaysla Rossinski Costa Luiz tiveram o artigo: Dispositivo Inteligente de Apoio à Organização Farmacológica Domiciliar publicado na Revista EFDeportes, periódico científico argentino de perfil multidisciplinar e classificação B2 na área da Medicina, conforme a plataforma Sucupira.

O trabalho científico contou com a orientação do professor PhD, Abel Felipe Freitag, que parabenizou os acadêmicos pela iniciativa e empenho. “A publicação é resultado de método, orientação e especialmente da dedicação dos acadêmicos, que passaram por um processo rigoroso de escrita, revisão e adequação científica. Ou seja, aquilo que se espera de uma formação em Medicina”, declarou Abel Freitag.

A pesquisa teve origem na disciplina de Projeto Integrador do curso de Medicina da Fatec Ivaiporã e foi desenvolvida a partir de atividades extensionistas realizadas na Vila Monte Castelo em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS). Durante visitas domiciliares acompanhadas por agentes comunitários de saúde, o grupo identificou uma dificuldade recorrente entre os moradores – organização e uso correto de medicamentos de uso contínuo.

Protótipo simples

A partir dessa observação, os acadêmicos desenvolveram um protótipo simples, com baixo custo e fácil reprodução, utilizando caixas de sapato adaptadas com divisórias e identificação visual dos horários de medicação. O modelo contou com 5 compartimentos, correspondentes aos principais períodos do dia, facilitando o controle e a autonomia dos usuários.

“Entre 2024 e 2025, o projeto foi aplicado em 6 intervenções comunitárias, com a distribuição de 72 dispositivos. As ações incluíram orientação prática, acompanhamento e reforço do uso correto do material. Segundo os resultados obtidos, o índice de aceitação foi próximo de 90% e com relatos de melhora na autonomia dos pacientes e redução de dificuldades relacionadas ao uso de medicamentos”, explicou o autor do artigo científico Alexandre Daubermann.

A iniciativa contou com o apoio da APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Ivaiporã, responsável pela confecção das caixas.

Segundo Alexandre Daubermann o impacto da proposta levou o trabalho a ser reconhecido como melhor Projeto Integrador da área da saúde na Mostra Acadêmica Científica da Fatec (MAC 2025). “A partir do reconhecimento estruturamos o projeto no formato de artigo científico e submetemos o manuscrito à Revista EFDeportes – com apoio do professor Abel Freitag”, contou Alexandre Daubermann.

Após um processo rigoroso de avaliação, com mais de 20 ajustes solicitados pela banca editorial, o artigo foi aceito e publicado https://efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/8557.

Além da publicação, Alexandre Daubermann passou a colaborar com a própria revista como revisor científico, ampliando a experiência na área de pesquisa durante a graduação, e informou que o projeto será retomado por outras turmas do curso de Medicina da Fatec Ivaiporã.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações