Um morador de Rio Branco do Ivaí procurou a polícia na manhã de quinta-feira (11) após ser vítima de um golpe virtual, resultando em um prejuízo de mais de R$ 3 mil. O homem relatou que conheceu uma mulher em uma rede social e, após algumas conversas, fez uma chamada de vídeo com ela.
Durante o contato, o criminoso, que usava o perfil falso da mulher, gravou imagens do morador e passou a chantageá-lo. O golpista exigia dinheiro para não divulgar os vídeos para amigos e familiares da vítima.
De acordo com o morador, mesmo após ter enviado mais de R$ 3 mil por meio de um link internacional de pagamento, as ameaças continuaram. A vítima suspeita que teve aplicativos hackeados, o que pode ter dado aos criminosos acesso a fotos privadas de seu Instagram.
O caso foi registrado pela Polícia Militar e será investigado pela Polícia Civil. O golpe, conhecido como “golpe dos nudes”, consiste em criminosos que criam perfis falsos, atraem as vítimas para conversas íntimas e depois exigem dinheiro sob ameaça de expor o material.