A Polícia Militar de Apucarana registrou uma ocorrência de desobediência na noite de sexta-feira (18 de julho), por volta das 19h10, com início na Vila Regina e desdobramentos por diversos bairros da cidade.
Durante patrulhamento, a equipe foi informada via rádio sobre uma motocicleta sem placa com dois ocupantes, que fugiu ao avistar uma viatura. O veículo foi localizado no bairro Texas, e, ao tentarem a abordagem, os ocupantes iniciaram fuga, dando início a um acompanhamento tático com apoio das equipes Rocam, Rotam e Extra Jornada.
O garupa pulou da moto próximo ao pontilhão da Rua XV de Novembro e fugiu a pé. O condutor seguiu pela passarela e descartou uma porção de crack, com aproximadamente 8,1 gramas. O garupa foi alcançado pela equipe Rotam na Rua Visconde de Parnaíba. Trata-se de um adolescente de 16 anos, com passagem por tráfico, que informou que a droga pertencia ao seu irmão, condutor da moto, de 19 anos, também com histórico criminal.
Segundo o menor, a placa da moto estava na residência do irmão, na Rua dos Produtores. Com autorização da avó, a equipe localizou duas placas escondidas em uma bicicleta na garagem. Uma delas era de uma Honda CG 125 Titan KS furtada em 14 de junho em Apucarana, e a outra pertencia a uma Honda CG 160 Fan, usada para circular com a moto furtada.
O condutor foi localizado a pé nas imediações do bairro Orlando Bacarim. Ele tentou fugir, mas foi detido e confessou ser o piloto da motocicleta, indicando onde havia a abandonado – em um matagal próximo à linha férrea. No local, a moto foi localizada sem placa. O jovem relatou ter comprado o veículo furtado por R$ 1.500, retirado a placa original e usado outra para “passar despercebido”.
Diante dos fatos, o rapaz recebeu voz de prisão, e o menor foi apreendido. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. A PM destacou que, durante a fuga em alta velocidade por vias públicas, o condutor colocou a vida de diversas pessoas em risco e cometeu várias infrações de trânsito.