Mensagens Personalizadas

Veterinário alerta: cães e gatos também podem ter diabetes

Na edição desta terça-feira (24) do quadro Momento Pet, transmitido pela Rádio Nova Era FM, o médico-veterinário Carlos Eduardo dos Santos, o Dr. Cadu, da Clínica Pet + Saúde, de Jardim Alegre, respondeu a uma dúvida comum entre os tutores de animais: “Meu cachorro pode ter diabetes?”

Segundo o especialista, a resposta é sim. Assim como acontece com os humanos, os pets também podem desenvolver a doença, seja por predisposição genética, seja por distúrbios alimentares.

“Tem algumas raças que já têm predisposição, como acontece nas famílias humanas. Além disso, o excesso de carboidratos e alimentos inadequados pode provocar o surgimento da diabetes com o tempo”, explicou o veterinário.

Entre os principais sintomas que merecem atenção, Cadu destacou:

  • Consumo excessivo de água
  • Urina em grande quantidade e mais diluída
  • Perda de peso mesmo comendo normalmente
  • Em alguns casos, os olhos do animal podem apresentar coloração esbranquiçada

O diagnóstico deve ser feito por um profissional, por meio de exames específicos. O veterinário também reforçou a importância de manter uma dieta balanceada, adequada para cada fase da vida do animal, além de lembrar que existem medicações específicas, muitas delas semelhantes às usadas em humanos, que ajudam a controlar a doença e garantir qualidade de vida aos pets.

O Momento Pet vai ao ar todas as terças-feiras, dentro do Informativo Nova Era, que começa às 11h30 na programação da Rádio Nova Era FM.