A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária continuará sendo verde no mês de janeiro de 2025, o que significa que não haverá cobrança extra na conta de luz.
A decisão dá sequência ao cenário de dezembro, em que as condições favoráveis de geração de energia permitiram a vigência da bandeira verde. Segundo a Aneel, a manutenção está ligada à melhora nos níveis dos reservatórios devido ao período chuvoso.
“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e aumenta-se a geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, se aciona menos empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, explicou a Aneel.
Nesta sexta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançaram 50% de armazenamento, o melhor índice dos últimos meses e reflexo das chuvas recentes.
Em contraste, o menor índice de armazenamento foi registrado em 6 de novembro, com apenas 43,69%. O Brasil enfrentou em 2024 um dos períodos de estiagem mais severos de sua história, o que levou o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) a adotar medidas restritivas, como a redução da vazão dos reservatórios das usinas de Jupiá (MT) e Porto Primavera (SP).
Com o início da temporada de chuvas, o cenário energético do país começa a dar sinais de recuperação, trazendo alívio para consumidores e otimismo para os próximos meses.