Mensagens Personalizadas

Diplomação em Ivaiporã marca encerramento do processo eleitoral e reafirma a importância da democracia, avalia juiz

Na última segunda-feira (9), a Justiça Eleitoral da Comarca de Ivaiporã realizou a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos de Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Ivaiporã e representou a etapa final do processo eleitoral, coroando os eleitos com o reconhecimento oficial de sua legitimidade para assumir os cargos em 2025.

Em entrevista à Rádio Nova Era FM, o juiz eleitoral José Chapoval Cacciacarro explicou o significado e a importância da diplomação no contexto eleitoral. “A diplomação é a última etapa do processo eleitoral. Ela simboliza que os eleitos estão aptos a tomar posse, pois tiveram suas contas de campanha analisadas e julgadas, com aprovação, ressalvas ou rejeição. É o momento que encerra o procedimento eleitoral e confirma que os diplomados estão aptos para exercer seus mandatos”, afirmou.

O juiz também destacou o papel fundamental da cerimônia para a democracia, reforçando o valor do processo eleitoral. “Esse é um ato que consolida a escolha feita pelos eleitores e demonstra a importância de seguir todas as etapas, desde o cadastro dos eleitores, campanha, votação, até a prestação de contas. É a celebração da democracia em sua plenitude”, ressaltou.

A diplomação dos eleitos marca o início da preparação para as posses, que ocorrerão em janeiro de 2025, e reafirma o compromisso das lideranças municipais com a transparência e a responsabilidade no cumprimento de seus mandatos.

Confira a transmissão da solenidade de diplomação: