A redação do portal Nova Era News recebeu vídeos de moradores de Pitanga, na região central do Paraná, que registraram os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nesta quinta-feira (7). As imagens mostram ruas alagadas e dificultam a locomoção da população, evidenciando a gravidade da situação. Até o fechamento desta reportagem, a prefeitura de Pitanga ainda não havia divulgado um balanço oficial sobre os prejuízos ou o volume total das chuvas no município.
Paraná e outros estados sob alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de risco para a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) prevista para o próximo fim de semana, nos dias 9 e 10 de novembro. Esse fenômeno meteorológico é conhecido por provocar grandes volumes de chuva e tempestades nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente no fim da primavera e início do verão. A ZCAS é caracterizada pela formação de um “corredor de umidade” que se estende do sul da região amazônica até o oceano Atlântico, atravessando o território brasileiro.
Além disso, o Inmet emitiu um aviso meteorológico laranja, o que indica risco devido às chuvas intensas para várias regiões do país. O alerta inclui todo o Paraná e os estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal, além de parte do Tocantins, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, centro-sul do Amazonas e outras áreas do território brasileiro.
Alerta laranja: risco de chuvas intensas e ventos fortes
O alerta laranja, que está em vigor desde as 13h desta quinta-feira (7) até as 10h de sexta-feira (8), indica que as chuvas podem atingir até 60 milímetros por hora e os ventos podem chegar a 100 quilômetros por hora. Com isso, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo o Inmet, os níveis de alerta variam conforme a intensidade e a gravidade dos eventos meteorológicos. A cor amarela indica perigo potencial, a laranja significa perigo, e o alerta vermelho representa perigo iminente e alto risco à segurança da população.
A situação demanda atenção e cuidados especiais dos moradores das áreas afetadas. As autoridades recomendam que a população evite locais propensos a alagamentos, permaneça em locais seguros e siga as orientações das equipes de defesa civil e meteorologia.