Cinco cães do Canil Setorial do 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana foram aprovados em uma certificação de padrão internacional realizada em Londrina na última quarta-feira, 25.
A certificação, que ocorre a cada 1 ano e 6 meses, é realizada por uma equipe da Central de Operações com Cães, de Curitiba. O objetivo é avaliar a eficiência funcional dos cães na detecção de drogas e armas de fogo, o nível de adestramento dos animais, o nível de controle condutor/cão e assegurar a confiabilidade dos cães.
Dos cinco cães que participaram da certificação, dois já eram certificados e foram reavaliados, sendo considerados aptos. Os outros três animais, dois filhotes e um adulto, fizeram o teste pela primeira vez e também foram aprovados.
As provas são compostas por uma simulação em ambiente aberto, uma simulação em edifício, uma em veículo e uma simulação com bagagens. A missão dos cães é localizar o objeto ilícito, drogas ou armas, no circuito. Durante a prova, os avaliadores analisam características do animal, como o foco e a autonomia, e do condutor, como o seu controle sobre o cão.
O Tenente-Coronel Edvaldo, Comandante do 10º Batalhão, destacou a importância da certificação dos cães. “O Canil Setorial é peça fundamental para o serviço de segurança pública prestado pela Unidade. Ter à nossa disposição cinco animais que foram elogiados pelos aplicadores das provas para empregarmos na área do Vale do Ivaí é mais uma garantia de que estamos bem preparados para enfrentarmos a criminalidade”.