A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram nesta quinta-feira (3) uma redução nos juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida segue o corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, anunciado pelo Banco Central na quarta-feira (2).
No caso da Caixa, a taxa de juros no consignado do INSS passa de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês. Já o Banco do Brasil disse que os novos juros para linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário passarão a valer a partir de sexta-feira (4).
As taxas do consignado do INSS no Banco do Brasil foram ajustadas de 1,81% para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% para 1,89% ao mês, no patamar máximo.
A redução nos juros do crédito consignado é uma boa notícia para os beneficiários e pensionistas do INSS, que poderão pagar menos juros em seus empréstimos. A medida também é positiva para a economia, pois pode estimular o consumo e a produção.
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que permite ao cliente quitar as parcelas diretamente da sua folha de pagamento ou benefício do INSS. Essa modalidade de crédito é considerada de baixo risco para os bancos, pois a garantia de pagamento é a renda do cliente.