A Prefeitura de Apucarana liberou, nesta terça-feira (23/12), o tráfego de veículos e pedestres na Rua Rio dos Patos, após 45 dias de interdição total provocada pela abertura de uma cratera no asfalto. A circulação já está permitida, mas exige atenção redobrada, já que a obra segue em andamento e o trecho ainda não recebeu a pavimentação, condição que demanda cautela principalmente por parte de motociclistas.
O prefeito Rodolfo Mota ressalta que a liberação representa um avanço expressivo no cronograma. “Pela complexidade e características da intervenção, o prazo inicial estimado era de seis meses. Desde o início trabalhamos para encurtar esse tempo. Em apenas 45 dias, a Prefeitura conseguiu liberar o trânsito e agora trabalhamos com a meta de entregar a obra com todos os serviços previstos em três meses, ou seja, na metade do prazo”, salientou.
Rodolfo Mota reforça que a “Rio dos Patos” é uma das alternativas de acesso ao Núcleo Habitacional João Paulo. “A interdição estava causando um impacto diário para moradores, estudantes e comerciantes. Devido à importância da via, houve um esforço conjunto entre a equipe de engenharia, gestão administrativa e equipe terceirizada”, disse, lembrando que desde o início das obras houve períodos de chuva.
O secretário municipal de Obras, engenheiro Mateus Franciscon Fernandes, detalha que cerca de 60 metros da via estão com base provisória, composta por terra compactada e brita. “O local está sinalizado, mas a orientação é de atenção redobrada, já que o pedrisco pode ocasionar uma derrapagem e há também o risco de sair do traçado normal da pista”, alertou.
O secretário explicou que a cratera foi resultado de um processo de erosão subterrânea. “Nós temos a passagem de um córrego naquela localidade. O tubo no qual a água do rio passa era muito antigo e fabricado em material metálico. Ele acabou corroendo no fundo e a água começou a correr pela terra. Consequentemente, isso acaba criando uma erosão subterrânea. Por ser no subsolo, o problema só foi constatado após a abertura do buraco no asfalto”, explicou.
A nova estrutura conta com três tubos de concreto e um canal auxiliar de escoamento, dobrando a capacidade de vazão das águas pluviais em comparação com o sistema anterior. “Os trabalhos ainda prosseguem no local, pois faltam a execução das paredes de direcionamento da água, recompactação do solo e aplicação do asfalto em CBUQ”, finalizou o secretário de Obras.


