Mensagens Personalizadas
Edit Content
Edit Content

Anvisa aprova Wegovy para tratamento de inflamação no fígado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (15), uma nova indicação para o medicamento Wegovy (semaglutida 2,4 mg). Conhecido pelo uso no combate à obesidade, o remédio agora também poderá ser prescrito para o tratamento de gordura no fígado com inflamação, condição tecnicamente chamada de esteatohepatite associada à disfunção metabólica (MASH).

A nova autorização contempla adultos que apresentem a doença com fibrose moderada a avançada, mas sem cirrose hepática. A MASH é uma enfermidade grave e progressiva, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no órgão associado a um processo inflamatório que danifica as células. O problema está frequentemente ligado ao sobrepeso, resistência à insulina e diabetes.

Dados indicam que a gordura no fígado atinge cerca de 30% da população mundial e que oito em cada dez pessoas com excesso de peso convivem com a condição. Sem tratamento, o quadro pode evoluir para cirrose, necessidade de transplante e aumentar significativamente o risco de infartos e AVCs.

Base científica

A decisão da Anvisa foi fundamentada nos resultados do estudo de fase 3 ESSENCE. A pesquisa demonstrou que o Wegovy foi superior ao placebo tanto na reversão da inflamação quanto na melhora da fibrose. Após 72 semanas de uso, 63% dos pacientes tratados apresentaram resolução da MASH, contra apenas 34,3% no grupo de controle.

A semaglutida, princípio ativo do medicamento, simula o hormônio GLP-1 e já é utilizada no controle do diabetes e da obesidade. O Wegovy está disponível nas farmácias brasileiras desde agosto de 2024.